Cavernas de Waitomo: o fenômeno bioluminescente mais surpreendente da Nova Zelândia
O vilarejo de Waitomo, na Nova Zelândia, é conhecido por um fenômeno raro que pode ser encontrado em suas cavernas: infinitos pontinhos iluminados que dão a sensação de estar sob um céu estrelado, mesmo estando embaixo de rocha sólida. O fenômeno tem a ver com a história geológica da região: há milhões de anos, toda a área estava submersa e, com o passar das eras, a água deu origem a um enorme complexo subterrâneo habitado pelos “glowworms”, insetos que emitem luz para atrair alimento.
O fenômeno dá origem a cavernas brilhantes, onde a luz azul emitida pelos glowworms é refletida em fios criados pelos bichinhos e em enormes estalactites. Conheça mais sobre as cavernas, que ficam a 190km ao sul de Auckland, na ilha norte da Nova Zelândia.
Um mundo de possibilidades
Para conhecer as cavernas de Waitomo é necessário ter um espírito aventureiro. Mesmo nas partes mais simples, o fôlego e a curiosidade para chegar às profundezas precisam estar em dia para os passeios que têm entre uma e cinco horas de duração.
O complexo no subterrâneo tem várias cavernas, por isso, é bom começar – ou terminar – pela Ruakuri, conhecida pelas formações calcárias e por uma belíssima rampa em espiral (esta, construída por mãos humanas mesmo). A estrutura lembra o traçado do Museu Guggenheim, de Nova York, e é acessível para cadeirantes e carrinhos de bebê.

Continua após a publicidade
A partir dela, é possível chegar ao chão da caverna onde um labirinto de túneis leva a outras aberturas maiores, repletas de enormes estalactites. Por Ruakari, é possível fazer passeios fotográficos, avistar os insetos luminosos de perto e passar pelas aberturas mais famosas da caverna: a Drum Passage, The Pretties e The Ghost Passage.
Já a caverna Aranui é outra incrível formação com vestígios das águas pré-históricas que passaram por ali. O trajeto também é acessível com rampas e, embora não seja iluminada pelos glowworms, suas estalactites e estalagmites impressionam pela beleza.

Continua após a publicidade
Então, a grande estrela de Waitomo aparece: as Cavernas Glowworm. O local é dividido em dois níveis: o superior é seco e decorado pelas formações rochosas, enquanto o inferior é repleto de passagens de riachos que correm nas profundezas. A fama do local se dá graças aos “glowworms” que, apesar do nome, não são vermes, mas insetos – em forma larval – da espécie Arachnocampa luminosa.
Nas paredes e nos tetos das cavernas ficam os bichinhos cujas larvas produzem dezenas de fios de seda que chegam a 60 centímetros de comprimento. Os fios, por sua vez, são cobertos por um muco do inseto que usa a luz bioluminescente para atrair e capturar seu alimento. O processo pode parecer complexo – e até mesmo um pouco nojento –, mas dá origem a um espetáculo da natureza que encanta milhares de visitantes todos os anos.
Passeios
No interior das formações rochosas de Waitomo é possível fazer vários tipos de passeios. Os mais simples consistem em caminhadas pelo interior das cavernas onde guias contam a história e as lendas do local. Já nas câmaras profundas, onde correm os riachos das cachoeiras subterrâneas, é possível fazer rapel, rafting e tirolesa, aventuras que levam de três a cinco horas de duração.
Continua após a publicidade
Os preços das atividades variam de acordo com os passeios selecionados, que podem incluir o combo por todo o complexo ou apenas algumas cavernas. Os valores variam de 61 a 319 dólares neozelandeses. É necessário agendar com antecedência no site.
Reserve hospedagem na região de Waitomo
Leia tudo sobre a Nova Zelândia
Continua após a publicidade
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Resolva sua viagem aqui
Reserve hospedagem no Booking
Reserve seu voo
Reserve hospedagem no Airbnb
Ache um passeio na Civitatis
Alugue um carro
Publicidade



COMENTÁRIOS